A ARTE DA COMUNICAÇÃO
A ARTE DE COMUNICAR
Uma das coisas mais fascinantes é estar na presença de um bom comunicador. Ao longo da nossa vida profissional, temos o privilégio de conviver com excelentes comunicadores, sejam clientes, oradores ou formadores. Contudo, não raras vezes, lidamos com pessoas cuja capacidade de comunicação é manifestamente insatisfatória. Uma boa comunicação é o ingrediente essencial para o sucesso, quer nas relações pessoais, quer profissionais. Neste sentido, partilhamos consigo alguma informação que o poderá ajudar a ser melhor comunicador.
Comunicar deriva do latim communicare, que significa “pôr em comum”, “partilhar” e pertence a um léxico de palavras que inclui comunhão e comunidade. Deste modo, só a partir do momento em que a pessoa com quem queremos partilhar a nossa mensagem percebe a informação da mesma forma que nós a entendemos é que estamos a comunicar. Quando a comunicação falha, provoca um grande impacto nas relações pessoais e profissionais.
As dificuldades que surgem na comunicação derivam, essencialmente, de falta de compreensão, uma vez que as pessoas só compreendem a informação que reconhecem. Compreender consiste em ajustar aquilo que vemos e/ou ouvimos aos nossos mapas mentais.
Neste momento é possível que esteja a pensar: o que posso fazer para ser um melhor comunicador?
A base é simples: conversar.
Existem diversos obstáculos a contornar para podermos ter uma boa conversa. A falta de tempo disponível e a utilização das novas tecnologias - tão do agrado dos miúdos e graúdos - e a ligação online permanente leva-nos, por vezes, para uma ausência total de comunicação pessoal. Quem tem filhos sabe como é difícil “desligá-los”.
Se quer melhorar a comunicação, comece por impor algumas regras. Sabemos que não é fácil, mas verá que, com o tempo e alguma persistência, conseguirá uma mudança positiva.
Seguidamente enumeramos algumas barreiras à comunicação, para depois, apresentar algumas estratégias facilitadoras de uma comunicação eficaz.
Das diversas barreiras à comunicação que existem, destacam-se:
Perceções diferentes: pessoas com conhecimentos e vivências diferentes, têm perspetivas diferentes sobre o mesmo fenómeno. Por outro lado, a forma como percecionamos a informação é influenciada por várias circunstâncias.
Reações emocionais: influenciam a compreensão da mensagem.
Incongruência entre a comunicação verbal e não verbal: para uma comunicação assertiva, os indicadores não verbais (movimento do corpo, gestos, postura, expressões faciais, entre outros) devem estar em sintonia com a comunicação verbal.
A credibilidade do emissor: a confiança que o recetor tem na mensagem está também ligada à credibilidade que o mesmo atribui ao emissor.
Felizmente, existem várias estratégias que nos ajudam a melhorar a comunicação:
- SER ASSERTIVO
Ser assertivo implica defender os nossos interesses e convicções, exprimindo-nos de forma clara, direta e honesta.
Pensar antes de falar. Quantas discussões se poderiam evitar se refletíssemos primeiro no que dizemos e na forma como o dizemos?
Sem pôr de lado a espontaneidade de cada um, a reflexão prévia e o controlo das emoções e impulsos diminuem o conflito.
Evite dizer SIM quando na realidade quer dizer NÃO. Seja coerente com o que sente e pensa, lutando pelos seus valores, mas de uma forma cordial. Ser assertivo implica afirmar a nossa autonomia pessoal, sem passar por cima dos direitos dos outros.
Aceitar que os outros pensam de forma diferente da nossa. Estarmos abertos à melhoria, aceitando as críticas construtivas como oportunidade para evoluir.
- ESCUTA ATIVA
É na escuta ativa que entendemos o ponto de vista do outro e encontramos pontos de interesse comuns. Escutar diminui a probabilidade de desentendimento e conflito. Só o facto de mostrarmos estar dispostos a escutar tem um efeito pacificador.
- SIMPLICIDADE E CLAREZA
O poder de síntese e a clareza na informação é fundamental na comunicação.
- STORYTELLING - CONTAR UMA HISTÓRIA
Quem é que nunca sentiu o prazer de ouvir e/ou de contar uma boa história? Já experimentou contar uma história curta e emocionalmente forte?
Quando uma boa história é bem contada e enquadrada, aumenta exponencialmente a atenção e a compreensão da mensagem.
- EMPATIA
Com origem no termo grego empatheia que significa “paixão”. A empatia pressupõe uma comunicação afetiva com outra pessoa, ou seja, tentarmos entender o que a outra pessoa sente, vê e gosta.
- LINGUAGEM CORPORAL
Adote uma postura confiante, gestos moderados, bom contacto visual e uma boa expressividade facial.
- BOA ATITUDE
A par das estratégias anteriores, é igualmente importante não perder a autenticidade, seja genuíno.
- HUMOR
Por último, coloque uma pitada de humor q.b.
Ser bom comunicador exige treino. Não se esqueça, se a mensagem não passou, o que falhou?
Artigo da autoria de Fernando Tavares, Diretor de Operações Regional da Synergie Portugal.